Idealizado pela baterista Julie Sousa, a Hi Hat Girls é um grupo de mulheres bateristas de diferentes regiões do país que começou sua atuação em 2012, produzindo a primeira revista digital sobre mulheres bateristas da América Latina, a Hi Hat Girls Magazine, a primeira sobre bateria totalmente digital do país, com o propósito de desmistificar a bateria como um "instrumento masculino".
De acesso gratuito e com classificação livre, foi através da internet que a então revista ganhou projeção no meio musical e baterístico do país e internacional, sendo citada em artigos de publicações especializadas em Música e Bateria, americanas e brasileiras.
Em 2016, a Hi Hat Girls resolveu ir além da esfera digital, e começou a realizar as “Oficinas de Bateria para Garotas”, começando no Rio de Janeiro e rapidamente se estendendo por outras cidades do país: São Paulo, Brasília, Salvador, Juiz de Fora, Ponte Nova, Belo Horizonte, Curitiba, Caxias do Sul e Belém.
As Oficinas de Bateria para Garotas da Hi Hat Girls são sempre ministradas por bateristas voluntárias e residentes locais.
Já ministramos cursos no Sesc São Paulo, Brasília e Sesc Guarulhos, Centro de Referência da Música Carioca, Centro de Artes Hélio Oiticica, Centro de Música da UFBA e Instituto de Artes e Ciências Sociais da UFF.
Mais de 1.000 meninas e mulheres passaram pelas nossas Oficinas de Bateria, nas diferentes cidades do país.
GALERIA DE FOTOS
Em 2019 começamos a produzir nosso podcast.
Reunimos mulheres bateristas e dos bastidores da música para uma conversa descontraída e sincera sobre viver de música no Brasil.
O primeiro episódio foi lançado em março de 2020, e em maio do mesmo ano, fomos contempladas pelo edital Cultura nas Redes, do Fundo de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
QUEM SOMOS
PRÊMIOS
Fundo para Mulheres Empreendedoras
Fundação Casas Bahia
Active Citizens
British Council
Lei Aldir Blanc
Impulso
Instituto Ekloos e Oi Futuro
Programa Cultural Murilo Mendes
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Juiz de Fora
Edital do Fundo de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Cultura presente nas redes
Diploma Heloneida Studart de Cultura
Prêmio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para projetos de impacto social